Os temíveis dinossauros!
Descendentes de um único ancestral, os dinossauros evoluíram e deram origem a mais de 1.000 espécies diferentes. Grandes ou pequenos, herbívoros ou predadores, os dinossauros tinham muitas diferenças, mas eles também compartilhavam algumas características. Diferente dos répteis modernos, que possuem membros saindo da lateral do corpo, os dinossauros tinham os membros saindo do corpo em direção ao chão. Os dinossauros terópodes (velociraptor) deram origem as aves. Viveram há aproxidamente 250 milhões de anos a.c á 65 milhões de anos a.c, durante a Era Mesozóica.
Como todos os répteis, os dinossauros não conseguiam manter a temperatura de seus corpos, ficando assim expostos ao sol em pequenos intervalos.
O ar e o clima daquela Era contribuíram para que eles atingissem proporções enormes, o ar daquela Era era composto por mais CO2, e o clima era quente, já que o mundo ficava no "centro", onde só tinha um supercontinente, a Pangea.
Tiranossauro rex, o dinossauro mais conhecido:
Velociraptor, provavelmente era plumado:
Argentinossauro:
Therizinosaurus, um terópode:
____________________________________________________
Os grupos de dinossauros
Os paleontólogos dividiram os dinossauros em dois grandes grupos, baseados nos ossos da cintura pélvica, a bacia desses animais. O grupo Ornithischia compreende os dinossauros que tinham os ossos da bacia parecidos com os dos pássaros, e o grupo Saurischia os dinossauros que tinham os ossos da bacia semelhantes aos dos lagartos. Os dinossauros ornitísquios (do grupo Ornithischia) eram todos herbívoros. Alguns eram ágeis; outros mais lentos, com placas ósseas que pareciam verdadeiras armaduras.
Os dinossauros saurísquios (do grupo Saurischia) incluíam tanto carnívoros quanto vegetarianos. O Tiranossauro e o Alossauro, terríveis carnívoros, eram dinossauros saurísquios.
Clique para ampliar:
____________________________________________________
Assistem a esses documentários fascinantes sobre os dinossauros:
Documentário 01:
Documentário 02:
____________________________________________________
Nunca confunda...
Os dinossauros eram répteis terrestres. Nunca confunda os pterossauros, ictiossauros, plesiossauros, mosassauros, notossauros e placodontes com dinossauros. Todos esses répteis eram parentes dos dinossauros, se evoluíram a partir de pequenos lagartos do final do período permiano e começo do triássico, os mesmos que deram origem aos dinossauros.
Pterossauros:
Foram os primeiros vertebrados a voar. Apareceram no período Triássico, há cerca de 203 milhões de anos a.c. Os pterossauros eram animais de sangue quente e possuíam uma fina penugem cobrindo o corpo, que os conservava aquecidos.
Diferente dos pássaros, cujas asas são feitas de pena , os pterossauros possuíam asas com tecido vivo, que continham uma rede de vasos sanguíneos.
Ictiossauros:
Apareceram no período Triássico, há aproximadamente 247 milhões de anos a.c.
Os Ictiossauros eram extremamente adaptados à vida marinha. Diferentemente dos demais répteis marinhos, eles não saiam da água para pôr ovos. Em vez disso, as fêmeas davam à luz nos oceanos.
Plesiossauros:
Os Plesiossauros usavam suas nadadeiras largas para ganhar impulso na água e ir atrás de suas presas. Eles movimentavam seus pescoços de um lado para o outro, escolhendo os peixes dos cardumes. Os plesiossauros cresciam até 3 metros, mas um de seus parentes, o Elasmossauro chegava até 14 metros. Os Elasmossauros tinham 72 vértebras no pescoço, mais do que outros plesiossauros, ou até mesmo qualquer outro animal. Surgiram no período Jurássico, há cerca de 200 milhões de anos a.c.
Mosassauros:
Surgiram no final do período Jurássico, há cerca de 140 milhões de anos a.c. Tinham língua bifurcada (a mesma língua das cobras). Com dentes grandes e maxilar possantes, eles predavam peixes grandes, tartarugas e plesiossauros. Devido ao seu tamanho e à sua adaptação à vida na água, é improvável que mosassauros posteriores pudessem mover-se em terra. Todos os mosassauros tinham olhos grandes e provavelmente um sentido de visão apurado. Podiam chegar á 15 metros de comprimento.
Notossauros:
Surgiram no período Triássico, há cerca de 245 milhões de anos a.c. Tinham pés palmados.
Eles caçavam em águas costeiras rasas. Eles vagavam pelo mar, mas descansavam e se reproduziam em terra. Foram extintos há cerca de 228 milhões de anos a.c, durante o final do período Triássico.
Placodontes:
Surgiram há cerca de 240 milhões de anos a.c durante o período Triássico, e foram extintos no final do período Triássico.
Os placodontes e tartarugas estavam entre os répteis de corpo encouraçado daquela Era. Eles tinham armadura, e dentes adaptados para esmagar conchas. Uma espécie de placodonte chamada paraplacodus não tinha uma carapaça como ocorre nos outros placodontes.
Paraplacodus:
Placodonte comum: